ESFB

Escola Secundária de Fonseca Benevides

Menu

ENSINO A DISTÂNCIA


O ENSINO A DISTÂNCIA (E@D), como modalidade de oferta educativa, é regulamentado pela Portaria 359/2019, de 8 de outubro, conforme previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

A Portaria 359/2019, de 8 de outubro, define as regras e procedimentos relativos à organização e operacionalização do currículo, bem como o regime de frequência.

O E@D é uma alternativa de qualidade para os alunos impossibilitados de frequentar presencialmente uma escola, assente na integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem como meio para que todos tenham acesso à educação.

Os avanços no domínio dos sistemas tecnológicos permitem a configuração de ambientes virtuais de aprendizagem, com funcionalidades de integração pedagógica, permanentemente acessíveis a todos os participantes no processo educativo, em especial aos professores e aos alunos. Esta modalidade é sustentada em novas abordagens pedagógicas nos modos de ensinar e aprender, bem como em inovações ao nível da organização e gestão curricular, que atendam às necessidades específicas dos seus destinatários e aos contextos particulares em que se encontram, garantindo, em simultâneo, a necessária segurança da informação. A flexibilidade de tempo e de lugar proporcionada pelo ensino a distância permite que cada aluno desenvolva o seu percurso.

O E@D, incorpora um modelo pedagógico assente na utilização das TIC e em ambientes virtuais de aprendizagem, flexível, personalizado e inclusivo, em que todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes garantam o acesso à educação e ao cumprimento da escolaridade obrigatória. A aplicação das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem, associada à utilização segura da Internet e ao desenvolvimento das tecnologias digitais, facilitam o acesso ao currículo, em contextos de aprendizagem diversos, estimulando, assim, o desenvolvimento da literacia e inclusão digitais, indispensáveis ao exercício pleno de cidadania ativa ao longo da vida.

Para Quem?
O ensino a distância ministrado na ESFB destina-se a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico geral e dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário que, comprovadamente, se encontrem impossibilitados de frequentar presencialmente uma escola, designadamente:
a) Filhos ou educandos de profissionais itinerantes, dada a constante mobi-lidade geográfica das famílias;
b) Alunos-atletas a frequentar a modalidade de ensino a distância na rede de escolas com Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola (UAARE);
c) Alunos que, por razões de saúde ou outras consideradas relevantes, não possam frequentar presencialmente a escola por um período superior a dois meses e tenham obtido parecer favorável da DGEstE, em articulação com a DGE;
d) Alunos que se encontram integrados em entidades ou em instituições públicas, particulares e cooperativas que estabeleçam acordos de cooperação com uma escola E@D, com vista a assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória.

Como Funciona?
O ensino a distância funciona num ambiente virtual de aprendizagem suportado por um Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), numa escola E@D. No ensino a distância são privilegiadas dinâmicas de trabalho pedagógico de natureza interdisciplinar e de articulação curricular.

Modelo Pedagógico
A ESFB, em articulação com a DGE, definiu o seu modelo pedagógico, tendo por referência o disposto nos Decretos-Leis n.º 54/2018 e n.º 55/2018, ambos de 6 de julho, bem como o consignado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A definição do modelo pedagógico teve por objetivo estabelecer o referencial para a ação educativa e formativa a distância da ESFB, contendo, em função dos seus destinatários e do contexto específico, as orientações pedagógicas fundamentais para o ensino e a aprendizagem, centrado no aluno e na valorização dos seus percursos, da inclusão e da participação digitais.

Matrícula
À matrícula no ensino a distância são aplicáveis os normativos em vigor, com as especificidades previstas nos números seguintes:
1. O pedido de matrícula é apresentado mediante requerimento dirigido ao diretor da escola E@D pelo encarregado de educação ou pelo aluno quando maior de idade, devendo conter os elementos de identificação do encarre-gado de educação e do aluno, o ano de escolaridade que o mesmo pretende frequentar, bem como os respetivos fundamentos.

2. O requerimento deve ser acompanhado de documentação comprovativa da situação do aluno, de acordo com o previsto no artigo 3.º da Portaria n.º 359/2019 de 8 de outubro.

3. O requerimento deve ainda ser acompanhado de declaração na qual conste que o aluno dispõe dos meios técnicos e informáticos necessários a frequentar o ensino a distância, designadamente um computador com ca-racterísticas multimédia, câmara, microfone e acesso à Internet. N.º 193 8 de outubro de 2019 Pág. 24 Diário da República, 1.ª série.

4. Os encargos resultantes do cumprimento do disposto no número anterior podem ser objeto de comparticipação no âmbito da ação social escolar nos termos dos normativos em vigor.

Renovação de Matrícula
A renovação de matrícula na modalidade regulada pela presente portaria depende:
a) Da manutenção das condições previstas no artigo 3.º;
b) Do cumprimento do disposto no protocolo de colaboração pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior de idade;
c) Da renovação ou da celebração de novo protocolo de colaboração.

A Escola
A Escola Secundária de Fonseca Benevides (ESFB) é a escola-sede do Ensino a Distância (E@D).

A capacidade de resposta da escola, resulta de um esforço continuado em apostar no fortalecimento desta modalidade de ensino, através de recursos muito concretos de meios tecnológicos, da implementação de novas tecnologias e metodologias de ensino, bem como, numa aposta constante na formação dos docentes.

Tendo como exemplo um público alvo específico, designadamente atletas de alto rendimento e de alta competição, é no E@D que estes jovens encontram resposta para prosseguir os estudos, conciliando a escola com as exigências da prática desportiva. Porém, este público-alvo não é de todo único. Muitos são os jovens que encontram no E@D da ESFB a única forma de prosseguir os estudos, contribuindo este estabelecimento de ensino, de forma significativa, para a diminuição da taxa de abandono escolar precoce.

O ensino a distância é na ESFB dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico geral e dos cursos científico-humanísticos de Línguas e Humanidades e Científico-Humanísticos:

Ensino Básico na modalidade de ensino a distância
O ENSINO BÁSICO visa assegurar uma formação geral comum a todos os alu-nos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

Oferta da ESFB
Cursos do ensino básico:
2.º Ciclo: 5º e 6º Anos
3.º Ciclo: 7º, 8º e 9º Anos

Ensino secundário na modalidade de ensino a distância
O ENSINO SECUNDÁRIO visa proporcionar uma formação e aprendizagens diversificadas.

Oferta da ESFB
Cursos Científico-Humanísticos:
Curso de Línguas e Humanidades: 10º, 11º e 12º Anos
Curso de Ciências e Tecnologias: 10º, 11º e 12º Anos

- Estes cursos são uma oferta formativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico) e destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
- Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
- Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano).

Os planos de estudo destes cursos integram:
-A componente de formação geral, comum aos dois cursos, visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens;
- A componente de formação específica, visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso.

CURSOS DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO DO ENSINO A DISTÂNCIA AOS QUAIS A ESCOLA SE CANDIDATOU PARA 2021-2022

A ABERTURA DOS CURSOS DEPENDE DE:

a) AUTORIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO;
b) NÚMERO DE ALUNOS QUE OS PROCUREM;
c) OS ALUNOS REUNIREM AS CONDIÇÕES PARA ADMISSÃO.



CURSOS/ANOS:

- 5.º Ano
- 6.º Ano
- 7.º Ano
- 8.º Ano
- 9º Ano
- 10º Ano - Línguas e Humanidades
- 10º Ano - Ciências e Tecnologias
- 11º Ano - Línguas e Humanidades
- 11º Ano - Ciências e Tecnologias
- 12º Ano - Línguas e Humanidades
- 12º Ano - Ciências e Tecnologias



Disponibiliza-se aqui um formulário destinado a alunos (externos) que pretendam manifestar o seu interesse em vir a integrar o 5.º ou 6.º anos do 2.º ciclo o ensino básico, ou o 7.º, 8.º ou 9.º formalidade da matrícula, mas permite à escola ir organizando, entre outros, o processo de seleção de candidatos.



PARCERIAS


O ensino a distância é uma modalidade de ensino monitorizada pela Direção Geral de Educação e conta com o apoio de, entre outros parceiros:




Escola virtual da Porto Editora: A Porto Editora faculta o acesso à sua plataforma da Escola virtual aos nossos alunos e professores do EaD.





Microsoft Portugal: A Microsoft Portugal apoia o funcionamento do ensino a distância através da cedência da plataforma Office 365 a professores e alunos.



Samsung Eletrónica Portuguesa: A Samsung apoia o funcionamento do ensino a distância através da cedência de equipamentos informáticos para a escola.